PT EN

O processo

O processo produtivo da Sampedro é semivertical, o que significa que a empresa dispõe de praticamente todos os sectores produtivos com exceção da fiação e alguns serviços de acabamento.

O ciclo produtivo estende-se ao longo de 9 secções de produção, dispondo de 60 teares e englobando ensaios físicos e químicos de fios e tecidos.

Gabinete de design

Neste gabinete são idealizados e desenvolvidos, todos os artigos. Sempre atualizados e tentando antecipar as últimas tendências, os nossos criativos e técnicos criam e desenvolvem desenhos para estampados e jacquards, cores e acabamentos, sempre orientados por um objetivo ou para uma solução. Aqui nunca estamos satisfeitos: um desenho novo, um fio especial, uma cor nunca antes tingida, um novo toque, uma lavagem diferente, uma nova mistura de tecidos. Criamos, desenvolvemos, testamos e produzimos.
O nosso limite é o impossível!
Este gabinete está equipado com um dos mais sofisticados softwares de criação.

Preparação à tecelagem

Todo o ciclo produtivo começa aqui. Antes que os fios sejam entrelaçados nos teares é necessária a sua preparação para utilização no processo de tecelagem. Nesta secção são produzidas as teias que mais tarde, durante a tecelagem, vão dar origem aos tecidos. Está equipada com 1 urdideira seccional Karlmayer, 1 urdideira direta Benninguer, 1 engomadeira Karlmayer.

Tecelagem

Nesta secção é produzido o tecido. Esta é hoje uma secção moderna, inserida num edifício construído de raiz para o efeito. Dispõe de um parque de 60 máquinas repartidas por 25 teares jacquard e 35 teares maquineta. Está dotada de um sistema online para controlo e monitorização da produção que permite controlar em tempo real o desempenho da secção.

Revista em cru

Esta secção de apoio à tecelagem permite detetar possíveis defeitos ainda numa fase inicial do processo produtivo, possibilitando assim a sua correção no tear. Nesta fase a revista é feita manualmente.

Tinturaria

Laboratório de cor equipado com um conjunto de máquinas que permitem uma grande flexibilização de processos e operações de tratamento prévio e tingimento. Nesta secção a Sampedro tem capacidade para a realização de tingimento de fio em bobines cruzadas, felpos e tecidos em esgotamento ou semi-contínuos. Dependendo do tipo de matérias-primas que estão a ser trabalhadas são utilizados corantes de cuba, corantes reativos, cuba/dispersos, reativos/dispersos.

Estamparia

Para poder oferecer aos seus clientes uma grande diversidade de desenhos, a Sampedro dispõe de uma máquina de estampar rotativa Reggiani de 320 cm de largura útil com uma cozinha de cores da marca Pirovano, uma máquina de estampar digital de 32 cabeças Reggiani de 320 cm de largura e um vaporizador Arioli.

Acabamentos

Aqui conferimos aos tecidos os acabamentos funcionais necessários para alcançar os requisitos do cliente. Estes acabamentos são conseguidos através de distintos processos químicos ou físicos. Dispomos de duas râmulas, uma de 10 campos da marca Monfort e outra de 8 campos marca Babcock para secagem, acabamento químico, termofixação de acabamentos e estabilização dimensional. Um Sanfor (Cibitex) para estabilização dimensional. Melhora o toque e cair dos tecidos. Um Tambler (Pentek) para melhoria do toque e volume no felpo, melhora o toque e confere um aspeto mais volumoso e relaxado do tecido. Uma Calandra (Kleinewefers) que, através de um processo mecânico confere uma melhoria do toque e brilho.

Revista final

Assegura que todos os artigos produzidos e acabados na Sampedro sejam submetidos a um rigoroso controlo que garante o seu grau de conformidade. Todos os defeitos serão aqui assinalados. O tecido é 100% inspecionado.

Confecção

Na Sampedro são essencialmente realizadas as operações de corte para posterior confeção. Dispomos de 5 máquinas de estender e corte. Três automáticas das marcas Megatron, Gerber e Caron Lion e duas manuais. O parque de máquinas de costura permite a realização de amostras e pequenas encomendas. Depois de confecionadas, todas as peças são inspecionadas antes de embalar.

DEPARTAMENTO DA QUALIDADE

O departamento da qualidade tem como objetivo garantir e acompanhar o cumprimento das políticas e objetivos definidos pela organização, monitorizar, garantir e assegurar a conformidade dos produtos de acordo com os requisitos dos clientes.

A Sampedro é uma empresa certificada com o Sistema de Gestão da Qualidade segundo as normas ISSO 9001:2015, Oeko-tex Standard 100 e SMETA. Somos membros da BCI (Better Cotton Initiative).