PT EN

A Nossa História

Fundada em 1921, a Sampedro é uma empresa têxtil de referência a nível nacional e internacional e um dos maiores fabricantes para o sector de têxteis para o lar e hotelaria.

A oferta Sampedro engloba produtos para cama, mesa e banho com uma caraterística comum: a reconhecida qualidade de mais de 1 século de experiência.

As melhores matérias-primas, o design exclusivo e o conhecimento de gerações permitem à empresa produzir têxteis de elevada qualidade que são responsáveis pela criação de relações duradouras e de estreita parceria com os seus clientes.

Com recurso a linhas próprias ou produtos private label, a equipa Sampedro encontra sempre soluções inovadoras para responder a todas as exigências.

A Sampedro é uma empresa certificada com o Sistema de Gestão da Qualidade segundo as normas ISO 9001 e Oeko-tex Standard 100.

Como tudo começou

As melhores matérias-primas, o design exclusivo
e o conhecimento perpetuado ao longo de gerações.
É assim que começa esta história.

Decorria o ano de 1921 quando o professor universitário Dr. Álvaro Machado, seu cunhado Luís Eugénio D’ Oliveira Braga (em representação da Firma “Fonseca, Braga & Cia Lda”) e José Ribeiro Machado, importantes comerciantes da cidade do Porto, decidem dedicar-se à indústria têxtil que, por esta altura, já impulsionava a região de Guimarães.

Esta gerência permaneceu durante a instalação da empresa e construção do edifício, sendo que, em 1923, a gerência efetiva passou estar sob a alçada do Dr. Paulo Alves no escritório do Porto e do Sr. Eduardo Rodrigues Machado na sede em Lordelo.

A sua cultura de exigência na qualidade, mas também de algum idealismo e romantismo viriam a forjar definitivamente os valores e a identidade da marca Sampedro.

Até aos dias de hoje, esta herança permanece fortemente enraizada na cultura da empresa que começou a sua atividade como fabricante de tecidos de linho, essencialmente dedicados, na altura, à confeção de lençóis e atoalhados. Só mais tarde, a Sampedro viria a alargar a sua oferta a produtos de algodão, poliéster/algodão e felpos.

Foi a primeira empresa, em Portugal, a produzir pano de lençol em xadrez, riscas e estampado. Desde então, o produto, que rapidamente se confirmou como um grande sucesso comercial e de vendas, tem trazido à marca, juntamente com outras linhas de produtos, o reconhecimento que persiste até aos dias de hoje.

Ao fim de 100 anos de existência e 4 gerações depois, a roupa de cama Sampedro continua a ser a sua imagem de marca mais forte e o seu produto mais icónico.

Atualmente, com recurso às mais avançadas tecnologias têxteis, matérias-primas criteriosamente selecionadas e o apoio de uma equipa técnica e criativa especializada, a Sampedro desenvolve a sua atividade ao longo de todo o processo produtivo desde a conceção e desenvolvimento, preparação para tecelagem, tecelagem, branqueio, tinturaria, estamparia até ao acabamento e confeção.

Assim, a Sampedro é, hoje em dia, uma referência na produção têxtil a nível nacional e reconhecida como uma marca de confiança nos mercados internacionais para onde exporta.

Timeline Sampedro

Nasceu a ideia

O Dr. Álvaro Machado, conhecido professor catedrático da Universidade do Porto, foi a figura central no desenvolvimento do projeto empresarial da Sampedro. Associou a si dois importantes comerciantes da cidade do Porto, Luís Eugénio Braga, seu cunhado (em representação da Firma “Fonseca, Braga & Cia Lda.”), e José Ribeiro Machado.

Esta gerência permaneceu durante a instalação da empresa e construção do edifício. Em 1923 passaram para o então denominado Conselho de Gerência e a gerência efetiva passou a ser do gerente Dr. Paulo Alves no escritório do Porto e do Sr. Eduardo Rodrigues Machado na sede em Lordelo.

  • 28 Jan, 1921
    Escritura da fundação e constituição da Empresa Industrial Sampedro, Lda.
  • Fev, 1921
    Pedido construção do edifício.
  • Dez, 1921
    Pedido de instalação de uma unidade de produção de energia elétrica (Roda de Poncelet).
  • 1922
    Instalação dos primeiros teares manuais e construção do edifício para a tecelagem mecânica e instalação dos teares mecânicos.
  • 1923
    Instalação da 2ª roda hidráulica no Rio Vizela.
  • 07 Jan, 1923
    Alugado escritório na Rua de Belmonte nº 12 2º andar – Porto. A sede da empresa manteve-se sempre em Lordelo.
  • 22 Out, 1924
    Alteração dos estatutos. Escritório na Rua de Belmonte nº12.
  • 10 Mar, 1927
    Pedido oficial da instalação da energia elétrica.
  • 14 Fev, 1931
    Condicionamento Industrial.
  • 1932
    Instalação de um motor de combustão interna acoplado às rodas hidráulicas.
  • 17 Abr, 1935
    Escritório na Rua dos Clérigos no 1º andar do nº 44.
  • 18 Mar, 1946
    Construção do edifício destinado à parte social (instalações sanitárias, oficinas e refeitório).
  • 04 Jan, 1960
    Entrada para a EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre).
  • 1960
    Ano de apetrechamento da fábrica. Investimentos de grande volume.
  • 1961
    Financiamento pedido à Caixa Nacional de Crédito para modernização e reapetrechamento da fábrica.
  • 01 Abr, 1962
    Cheias do Rio Vizela, provocando a inundação total da tecelagem junto ao Rio. A década de 60 foi pautada por grandes investimentos.
  • Janeiro 1967
    Inicio do mandato de José Machado
  • 1971
    50 Anos da Sampedro.
  • Década de 70
    Novos empréstimos pedidos à CGD. Continuação do apetrechamento e reapetrechamento da fábrica.
  • 1973/1974
    Crise do petróleo. Desaceleração da economia mundial.
  • Abr, 1974
    Aquisição de 53.000 m2 de terreno e exploração de águas.
  • 1980/1990
    Verifica-se a iminente necessidade de investir em todas as secções da empresa. Aposta-se assim, na aquisição de nova maquinaria e concentram-se investimentos na inovação da área de tecelagem. Instalação de teares Sulzer de projétil. Adquirem-se ainda várias máquinas todas elas com largura não inferior a 320 cm.
  • 31 Mar, 1986
    Proposta de transformação em SARL não aprovada.
  • Década de 90
    Continuação da renovação da tecelagem. Tecnologia de projétil. Investimento em máquinas em descontinuo. Novos edifícios para a revista em acabado, armazém de expedição, confeção e novo laboratório de controlo da qualidade. Renovação de secções auxiliares.
  • 30 Mar, 1995
    Central de Produção de Energia Elétrica.
  • 1996
    Bodas de Diamante – Comemorações
  • 2000/2010
    Novo edifício da tecelagem. Requalificação e ampliação de várias secções. Nova secção de preparação, ampliação dos acabamentos e armazém de tecido acabado. Preparação à tecelagem, nova urdideira de cargas, gaseadeira, foulard de tingimento, jets e máquina de lavar, râmola de 8 campos e tambler. Investimento numa lavandaria industrial.
  • 02 Out, 2000
    Constituição de uma nova sociedade comercial anónima que será denominada Sampedro2 – Confeções e Serviços, S.A.
  • Dez, 2000
    Transformação da Empresa Industrial Sampedro, Lda. em Sociedade Anónima, sob a denominação de Empresa Industrial Sampedro, S.A.
  • 2008
    Grande Crise Financeira.
  • 2010/2020
    Todos os teares Sulzer de projétil foram substituídos pela tecnologia de fita flexível da Itema. Nova urdideira seccional, engomadeira, máquina de estampar digital. Máquinas jaquard substituídas por novas máquinas da marca Staubli. Parque fotovoltaico e recuperações energéticas e industriais. Reabilitação de cerca de 12.000 m2 de edifícios antigos e construção de 3.000 m2 de novos edifícios. Melhoramentos nas captações de água. Ampliação e novos edifícios. Aquisição de terrenos.
  • Março 2013
    Inicio do mandato de Paulo Machado e fim do mandato de José Machado
  • Março 2017
    Inicio do mandato de Simão Gomes e fim do mandato de Paulo Machado
  • 2020
    Grave Crise Mundial devido a uma Pandemia.
  • Centenário
    Centenário Sampedro

“Longo foi o caminho percorrido desde que há mais de 100 anos um grupo de pessoas empreenderam um pequeno projeto, que ganhou corpo e não mais deixou de se desenvolver.
Orgulhamo-nos da obra que herdamos e que ajudamos a consolidar e remetemos, com alguma vaidade, a fidelidade mantida desde os seus primórdios:
O compromisso de satisfazer o cliente mais exigente.”

José Eduardo Machado

“Um legado incalculável. Um orgulho desmedido pelo que construímos.
São 100 anos de histórias e de estórias de muitas gentes, marcados por obstáculos e desafios que nos prepararam para o que somos hoje.
Somos uma empresa reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade dos seus produtos, pela seriedade, transparência e credibilidade na condução do negócio.
Somos uma empresa com capacidade de investimento e com uma sólida posição nos mercados internacionais, exportamos atualmente para 36 países, o que revela que estamos no caminho certo. Somos uma empresa que gera negócio e riqueza para o país, que privilegia o pequeno cliente e a venda personalizada em detrimento da venda em massa. E, o mais importante de tudo, somos uma empresa que cria e valoriza o emprego.”

Simão Moreira Gomes

O que fazemos?

Com recurso às mais avançadas tecnologias têxteis, matérias-primas criteriosamente selecionadas e o apoio de uma equipa criativa especializada, a Sampedro desenvolve a sua atividade ao longo de todo o processo produtivo desde a conceção e desenvolvimento, preparação para tecelagem, tecelagem, branqueio, tinturaria, estamparia até ao acabamento e confeção.

A empresa produz todo o tipo de artigos lisos, jacquards e maquinetas, em branco, cor e fios tintos. A gama de fabrico inclui todo o tipo de fios singelos ou torcidos, em todas as gramagens por metro quadrado e nas várias composições.

Desenvolve produtos diferenciados em:

– 100% linho;

– 100% algodão;

– mistos de Linho e Algodão;

– mistos de Poliéster e Algodão;

– Tencel, Bambú e Cânhamo

entre outros, com a garantia de resistência ao uso intensivo e às mais duras provas de lavagem.

Com um único interlocutor que disponibiliza produtos de cama, mesa e banho, os nossos clientes têm acesso a um serviço completo e transversal a todas as suas necessidades e exigências – uma das principais vantagens competitivas da Sampedro. Espalhados um pouco por todo o mundo, entre os nossos clientes estão reconhecidas marcas de têxteis para o lar e as mais prestigiadas unidades hoteleiras para as quais a Sampedro concebe, produz e comercializa todo o tipo de têxteis para cama, mesa e banho.

As possibilidades de combinação de diferentes produtos, padrões ou matérias-primas são infinitas.

As nossas certificações

O nosso compromisso com a qualidade leva-nos a procurar constantemente os processos produtivos mais modernos.
Confira as nossas certificações.

Atualmente

0 m2
Parque Industrial
+ 0
Funcionários
0
Secções de Produção
0
Teares

Projetos

Internacionalização

Inovação Produtiva – 32768

Estratégia de Qualificação 2017/2019

Modernização Tecnológica e Reforço da Capacitação Empresarial – 11545

Estratégia de Internacionalização – 2018-2020: Reforço do posicionamento da Sampedro nos mercados externos – 41702

Reforço da capacidade produtiva, inovação tecnológica e transformação digital

Qualidade

O nosso compromisso com a qualidade leva-nos a procurar constantemente os processos produtivos mais modernos, por isso a empresa está certificada com o Sistema de Gestão da Qualidade segundo as normas ISO 9001:2000.

Desde 2008, a empresa destaca-se como modelo de sucesso no desenvolvimento do negócio recebendo sucessivamente o prémio PME Líder.

Certificação de Sistemas
PME Líder 2018