Internacionalización

  • Home
  • /
  • Internacionalización

Internacionalización

Compete2020 Portugal 2020 União Europeia FEDER

 

Designação do Projeto: Plano de Internacionalização da Sampedro para o horizonte temporal 2015-2017

Código do Projeto: POCI-02-0752-FEDER-011775

Objetivo Temático: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de Intervenção: Norte

Entidade beneficiária: Empresa Industrial Sampedro, S.A.


 

Data de aprovação: 2016-01-26

Data de início: 2017-09-03

Data de conclusão: 2018-03-03

Custo total elegível (aprovado): Euro 424.621,68

Apoio financeiro da União Europeia (aprovado): Euro 191.079,76


 

Objetivos, atividades e resultados atingidos:

O "Plano de Internacionalização da Sampedro para o horizonte temporal 2015-2017”, apresentado pela Empresa Industrial Sampedro, S.A. ("Sampedro" ou "Empresa") ao Sistema de Incentivos à Internacionalização de PME ("SI Internacionalização PME") referenciado com o número 11775, visou a promoção da presença da Empresa no mercado global.

Assim, na vertente da internacionalização, a Empresa realizou um conjunto de ações de investimento, enquadrado nas tipologias:

  • Desenvolvimento e promoção internacional de marcas (Ações de promoção): A Empresa levou a cabo diversas ações de promoção para divulgação das suas coleções anuais de têxteis-lar, tendo apresentado novos padrões/ estruturas e propriedades técnicas melhoradas, alinhadas com as últimas tendências de moda, assim como uma nova gama de colchas matelassé e fustão, caracterizadas por uma contextura distinta da restante roupa de cama disponibilizada pela Empresa, possuindo ainda um toque macio e uma boa estabilidade dimensional. As ações de promoção realizadas no contexto do presente projeto permitiram à Sampedro potenciar a venda junto de novos clientes presentes quer nos novos mercados geográficos perspetivados (nomeadamente Chile e Nova Zelândia e China), quer em mercados em que detinha uma presença menos relevante e/ou em que identificou oportunidades para conquistar uma presença mais forte (nomeadamente Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, Suécia e Suíça).
     
  • Conhecimento de mercados externos (Feiras/Eventos): A Sampedro participou nas feiras internacionais de referência do setor, a saber: Home Textiles Market Week e Heimtextil, o que contribuiu para reforçar a sua presença nos mercados externos dado que o prestígio e a visibilidade destas feiras atraem clientes e fornecedores de vários mercados, incluindo potenciais novos clientes. Adicionalmente, a sua presença nestas feiras internacionais permitiu-lhe não só contactar com os principais players do setor, como ainda obter informações relevantes sobre a sua concorrência e sobre os produtos recentemente desenvolvidos no âmbito do setor têxtil, contribuindo assim para um acompanhamento contínuo e atualizado de novas tendências e técnicas têxteis. A este nível, importa referir que se registou uma sobre-execução nesta tipologia de despesa, a qual resultou fundamentalmente da sua participação da feira Heimtextil na edição em 2018, inicialmente não prevista no contexto do projeto.
     
  • Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas: A Sampedro contratou dois novos quadros técnicos altamente qualificados com responsabilidades específicas a nível comercial.