Modernização Tecnológica e Reforço da Capacitação Empresarial

  • Home
  • /
  • Modernização Tecnológica e Reforço da Capacitação Empresarial

Modernização Tecnológica e Reforço da Capacitação Empresarial

Designação do Projeto: Sampedro - Modernização Tecnológica e Reforço da Capacitação Empresarial

Código do Projeto: NORTE-02-0853-FEDER-011545

Objetivo Temático: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de Intervenção: Norte

Entidade beneficiária: Empresa Industrial Sampedro, S.A.

 

Data de aprovação: 14-04-2016

Data de início (prevista/real): 01-09-2015| 04-09-2015

Data de conclusão (prevista/real): 31-08-2016| 29-08-2016

Custo total elegível (aprovado/realizado): Euro1.618.338,76 | Euro1.414.229,26

Apoio financeiro da União Europeia (aprovado/concedido): Euro 809.169,38| Euro 714.869,41

Objetivos, atividades e resultados atingidos:

O projeto "Sampedro - Modernização tecnológica e reforço da capacitação empresarial” visou a concretização de um conjunto de investimentos, nas áreas da tinturaria, tecelagem e acabamentos, que concretizaram a implementação de novos métodos de produção altamente eficientes, indutores da produtividade e da flexibilidade produtiva do processo global de produção de têxteis-lar de elevada qualidade e valor acrescentado, com enfoque em roupa de cama, permitindo diversificar o portefólio de produtos da empresas.

Assim, o presente projeto contemplou a aquisição e instalação de um conjunto de equipamentos produtivos de última geração, nomeadamente 5 teares de maquineta, 1 máquina jacquard, 2 armados de felpo, 1 autoclave, 1 carro transportador de tecido monitorizado, 1 máquina Jett THIES e ainda 1 tumbler.

Concretamente, os investimentos contribuíram para alcance dos seguintes objetivos:

- aumento da flexibilidade e eficiência produtiva, sobretudo no que se refere à capacidade de produção de pequenas séries com um time-to-market reduzido, conseguindo assim satisfazer as necessidades dos seus clientes mais sofisticados (e que comercializam os produtos da Sampedro sob marca própria);

- aumento da capacidade de resposta ao mercado (em termos de quantidade e prazo de entrega), diversificando os mercados em que está atualmente presente;

- reforço da qualidade, valor acrescentado e diversidade do portefólio de produtos da Empresa, apostando no fabrico de novos artigos, designadamente colchas (matelassé e fustão) e produtos de tinto em fio, por via da introdução de novos desenhos/padrões/cores e estruturas/texturas.